terça-feira, 4 de setembro de 2012

Limpeza

                                                                Limpeza



  “Foi bom enquanto durou, mas acabou”.

   E quando não acaba? E quando aquela antiga história, que foi tão importante há algum tempo, simplesmente deixou de fazer parte da sua vida, sem nem mesmo ter terminado? Sim, isso acontece, e muito. Histórias que acabaram, sem acabar. E ficam lá, martelando na sua cabeça, te tirando minutos de concentração, te fazendo pensar no que aquilo poderia ter se tornado se tivesse acontecido de forma diferente. Mas, chega um momento em que sentimos a necessidade de nos livrar disso. Por mais que tenha sido parte importante da sua vida, ela não está te fazendo bem. Você entende que não precisa mais dessa lembrança, e que precisa se desfazer dela.
  O que quero dizer é que, às vezes, algo antigo está tão arraigado no seu coração, que mesmo que já tenha acabado há muito tempo, ele não desaparece. E o coração não costuma ser muito legal nesses casos. O coração se apega a coisas que decepcionam.  Em alguns casos a lembrança é algo que faz parte da sua vida, e será sempre apenas uma lembrança boa. Mas, em certos casos, a lembrança vem puxar seu pé. E você não consegue mais conviver com ela. Ela ocupa um espaço muito grande na sua cabeça, e precisa dar lugar a outras coisas, coisas novas. Está ocupando um lugar que não é dela.
  Assim, é preciso fazer uma “limpeza”. Descartar um sentimento, se forçar a apagar uma lembrança. Como jogar uma cartinha de amor antiga no lixo. E essa limpeza pode nos fazer nos sentir mais leves, e nos dar a sensação de que esse novo lugar vago irá ser preenchido por algo que realmente valha a pena.
  Desocupar um espaço na gaveta, na estante, no coração.
  Respirar um ar leve, de dever cumprido. Às vezes dói, perfeitamente normal. Mas a limpeza pode nos dar um novo senso de desapego, de que se pode viver sem o que antes considerávamos essencial.
  Às vezes o “viver sem” pode significar “viver melhor”.
  Nos libertar de um fantasma. De algo que nos puxa para o passado e nos impede de prosseguir, virar a página. Uma história antiga arrastando correntes pelos corredores.
  Não que nos desapegar de algo seja da noite pro dia. É preciso ensaiar. Ensaiar várias vezes. E dificilmente teremos certeza de que é o que queremos. O segredo é desapegar sem ter certeza mesmo. Mas demora. Semanas, meses. Anos até. Você tenta mais de uma vez, mas não consegue.
  E ninguém pode fazer isso por você. Ninguém pode apagar uma memória da sua cabeça. Ninguém pode arrancar um sentimento do seu coração. É você, sozinho, que terá de fazer. Respirar fundo, e agir. Afinal, não se pode começar nada enquanto há algo inacabado.
  E quando não dá pra resolver o assunto, talvez simplesmente porque já faz muito tempo, você precisa se desfazer dele. Essa história antiga pode estar te impedindo de andar pra frente, de fazer novas histórias.
  Não precisa ter medo de jogar coisas velhas no lixo. Já tiveram sua utilidade, e estão ocupando um espaço que poderia ser melhor ocupado por algo novo, diferente.
  E por mais que essa “limpeza” possa parecer dolorosa a princípio, com o tempo se mostrará a melhor opção, a mais saudável. Deixar o passado no passado é dar oportunidade para o presente florescer. Afinal, nada melhor do que o novo.


                             
*MaRi Rezk*



6 comentários:

  1. Pangaaaaaaaaaa vc está ficando cada vez melhor nisso...q lindo e profundo esse novo texto!!! Pare de me fazer chorar!!! ahauhauhau.. Parabéns!!! E obrigada por essas lindas palavras..;)
    Ass: Dani

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHOSO!!! MARAVILHOSO!!! MARAVILHOSO!!! SEM PALAVRAS MARI!!! ME ESCORREU UMA LÁGRIMA!!!

    BJOSS!!! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. *-* Maravilhoso, sabe aquela sensação que nunca ninguém vai sentir o que vc está sentindo? Ai você entra aqui no blog da Mari e vê, que vc não é único... Parabéns Mari, escrever é um dom, traduzir sentimentos em palavras....

    ResponderExcluir
  4. Meu adorei super maravilhoso issso, realmente tem sentimentos que ficam na nossa alma e é dificil explicar, e o pior que isso as vezes afeta nossa saude tanto mental como fisica....Parabéns Bjs Ana PAULA

    ResponderExcluir
  5. Meu tipo assim, dah hora... Tb acho que esse esquema de guardar naum rola. Joga fora do lixo... Meu, profundo isso.... Tipo cada um deve sei lah, pensar só no melhor pra si. Eh como se tipo a gente arrastasse o peso do passado nas costas e quanto mais vai guardando, vai juntando coisas, tipo vai ficando mais pesado... assim naum dah pra viver de boa, naum rola...
    Dah hora, muito dah hora... Tipo assim, parabens porque na boa escrever um lance assim não é pra qualquer pessoa naum... Muito dez!

    ResponderExcluir