quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

De: Mari de 23 | Para: Mari de 13


                                     De: Mari de 23 | Para: Mari de 13






   Fui convidada pela minha amiga Carú a realizar a divertida tarefa de escrever uma carta para a “eu” de 10 anos atrás. Me apaixonei pela ideia porque, além de ser uma proposta criativa, também é uma boa oportunidade de dar significativos conselhos para a pessoa que mais precisou deles  que eu já conheci – a Mari de 13 anos. E quem sabe um dia a Mari de 33 não tenha muito que me ensinar?


   Querida fat Mari de 13 anos,

  Parabéns, você sobreviveu à adolescência (apesar de alguns acharem que você ainda está nela)! Devo admitir que não foi fácil, principalmente depois de tantas transformações, reviravoltas e surpresas da vida. Mas hoje posso dizer com orgulho que, como adulta, você é, imagine só, feliz! E entenda que os seus erros, acertos, vergonhas e decepções serão de muita ajuda para que você aprenda lições importantes. Tente perceber cada uma dessas lições contidas em cada lágrima, e em cada sorriso. Elas serão o seu guia para que você aproveite da melhor forma possível essa fase tão desastrosamente maravilhosa que é a adolescência. Ainda assim, gostaria de dar uns conselhos bem valiosos que podem te ajudar um pouquinho nessa terrível bela transição. Vai por mim.
  Tenta dar uma maneirada nessas respostinhas que você ama dar. Você se acha toda espertona agora, e vai se sentir assim por alguns anos, mas, acredite, você vai se envergonhar de 90% desses momentos quando for adulta. E um dia você vai perceber que foi desnecessariamente agressiva em alguns diálogos com pessoas inocentes (“Seje menas”). E você está longe de ser a pessoa mais inteligente do mundo. Tente se lembrar disso.
  Tenta se preocupar menos com os problemas da vida, e se divirta mais! Só se tem 13 anos uma vez na vida (e 14 também, e 15 também...), então aproveite para curtir bem essa época.
  Já vai tentando superar o seu medo de atravessar a rua, porque isso talvez te ajude a superar o seu futuro medo de dirigir.
  Desde já peça pra sua mãe te ensinar a cozinhar. Você vai demorar muito pra começar a se aventurar nesse ramo, então facilite sua vida adulta desde agora.
  Você só vai conseguir ser magra lá pelos 15 anos (mas ninguém vai te dizer isso, então tente perceber por conta própria para não sofrer mais com o bullying familiar), e será uma fase passageira. E nem todo ano você vai ter uma virose para equilibrar seu peso, então... faça algo a respeito.
  Entre os 14 e 15 anos você achar que fica bem usando duas Maria-chiquinhas no cabelo. Evite isso.
  Tenta ter um controle com a sua coleção de esmaltes. Você não precisa de tantos, e muitos deles vão estragar sem terem sido usados até o fim. Esse vício vai aumentar com o tempo, e você vai passar um bom tempo sem entrar em farmácias ou perfumarias para se manter “sóbria”
 (Mas estamos bem agora).
  Não assista tantos filmes de romance nos próximos anos, eles não vão te fazer muito bem. Substitua por filmes de heróis, você vai gostar muito deles no futuro. E são bem mais saudáveis.
  Você nunca vai colocar os pés numa academia, vamos ser sinceras. Mas tenta começar a fazer algum exercício agora (por favor, me ajuda). Faz de tudo pra perder essa barriga o quanto antes! Porque vai chegar uma época da sua vida em que ela simplesmente vai se recusar a ir embora.
  Quando você começar a ganhar seu próprio dinheirinho, evite ao máximo entrar em docerias, chocolaterias e afins. Sabemos que você não é forte o bastante pra resistir, então passe o mais longe possível da tentação. E, se você guardar todo o dinheiro que gastaria em doces, talvez seja uma jovem milionária aos 23. Quem sabe...
  Com relação a meninos, continue fazendo o que você está fazendo. Um dia vai valer muito a pena, e você vai ser muito feliz.
  Evite ao máximo usar as palavras “sempre” e “nunca”. A vida vai sempre te surpreender, para o bem e para o mal.
  Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre beleza. Você não sabe de nada.
  Tenta fazer com que a sua mãe coloque aparelho em você logo. A época de ser feia é agora. E corre pra uma dermatologista. Corre!!
  Aproveite a sua família ao máximo. Um dia, alguns membros dela te farão muita falta. Amigos vêm e vão, e poucos ficarão.
  Um dia você vai descobrir que ama escrever (você já ama, na verdade. Só não sabe ainda). Investe tudo nisso!
  Evite ao máximo todo e qualquer conflito (surgirão alguns pelo caminho).Tenta se dar bem com todo mundo. Esquece tudo o que você acha que sabe sobre pessoas. Julgue menos. Sorria mais (pra todo mundo).
  Já vai pensando o quer da vida agora. Seja mais ativa, se arrisque mais!
  Num belo dia você vai descobrir que a melhor coisa da vida é ser eclética. Esqueça a ideia de que só o que você gosta é legal, e vai perceber que é muito mais interessante estar disposto a experimentar o novo.
  Não tenta enrolar o cabelo até que você faça luzes. Só assim vai funcionar.
  E seja tão feliz quanto conseguir. Foca em tudo de bom que acontecer com você, e a vida vai parecer bem mais suave. Viva cada fase no seu tempo, sem stress. Não se esqueça de estar sempre disposta a aprender (como sou até hoje). Não permita que a sua essência se perca no meio do caminho, dá muito trabalho procurar depois. Você vai vencer muitos medos, e muitas boas escolhas estão nesse caminho em que você vai percorrer. Divirta-se tanto quanto puder! Daqui onde estou posso olhar para trás, pra você, e, entre uma decepção e outra, posso dizer com orgulho: nós conseguimos! Só não conseguimos ser magras por muito tempo. Mas isso é só um detalhe.
 
 
 
*MaRi Rezk*



Um comentário: