quarta-feira, 13 de junho de 2012

Devaneios : Escolhas

                                           Escolhas





   Às vezes é tão difícil. Para tudo o que fazemos existem opções. Mesmo para coisas simples como o que escolher numa doceria. Na verdade, passo por isso quase todos os dias. É muito difícil escolher entre tantos doces. Depende bastante do momento pelo qual você está passando e tudo o mais. Mas isso não vem ao caso. É que, muitas vezes precisamos escolher sobre coisas importantes, e muitas coisas dependem das nossas escolhas. E isso pode acabar com a gente. Como se fôssemos dominados por uma tensão que parece querer nos matar. E quase consegue. Mas todos temos que passar por isso. Afinal, nossa vida é feita dessas escolhas cheias de tensão assassina. Escolhas que, pouco a pouco, direcionam nossas vidas.
   Escolher uma carreira, um modo de vida. Escolher amigos, lugares. Escolher o que fazer, e o que não fazer. São tantas coisas, tantas opções, que ás vezes nos sentimos afogados em incertezas. E elas nos perseguem, nos tiram o sono, nos fazem chorar. Mas nada disso adianta. Pois as escolhas são imprescindíveis. Sem elas não conseguiremos seguir em frente.
  E parece ser impossível raciocinar sob pressão. E é impressionante como todas as escolhas nos torturam. Chega a ser doloroso sentir o peso de uma decisão, ter que escolher entre o que você quer, e o que é melhor para você. Mas a vida exige isso de nós.
  O que fazer quando parece que não vamos mais aguentar? Decida-se assim que puder. Pensar muito atrapalha as boas escolhas de acontecerem. Mas não siga a primeira ideia que vier à sua mente. Qualquer que seja a escolha a ser feita, pense com cautela. Errar é mais fácil do que se pensa.
  E são as escolhas que nos ensinam a ter responsabilidade. Isso porque não somos só nós que dependemos das nossas escolhas. Muitas vezes temos que pensar em como a nossa decisão afetará a vida de outras pessoas. E é claro que isso só piora a tensão e a pressão que sentimos quando há uma decisão a se tomar. Mas isso nos ajudará, pouco a pouco, a lidar com as responsabilidades que ganhamos ao longo da vida.
  Também, junto com as responsabilidades de uma escolha, vem o amadurecimento. Se temos que escolher entre alguma coisa ou outra, mesmo não nos sentindo preparados, significa que chegou a hora de crescer e encarar a ‘vida de gente grande’.
  Escolher o que comprar para um amigo. Escolher onde passar as próximas férias. Escolher em quem confiar, em quem acreditar. Escolher entre dizer sim ou não. Escolher qual caminho seguir. Escolher entre doce ou salgado, frio ou quente, moreno ou loiro (existem muitos aspectos da vida em que precisamos nos decidir, só pra constar…rs). Deixar-se levar pelo medo, ou encará-lo de frente. Desistir de algo, ou tentar mais uma vez. Escolher, ou ser escolhido. Seguir ou não um conselho.
  Tudo pelo que passamos, tudo o que vivemos, ou viveremos, todas as coisas acontecem ou acontecerão devido as escolhas que fazemos. Nem sempre vamos acertar. Muitas vezes nos arrependeremos. Mas são essas decisões erradas que nos ensinam. Nos ajudam a acertar da próxima vez. E não é errado arrepender-se de certas escolhas. Mas podemos também aceitar o que elas nos trouxeram de bom, mesmo que seja uma lição sobre o que não devemos fazer.
  Decepções, decisões erradas, tombos, vão sempre acontecer nas nossas vidas. Mas isso não vai nos isentar do dever de tomar uma decisão. E por mais confuso que isso possa ser, mais difícil, temos que fazer. Não podemos parar no tempo. Por mais que o erro seja grande, a vida deve continuar, para que novas decisões sejam tomadas. Duvidas existirão sempre. Medo de se decidir é normal. Só não podemos fugir. Por mais que você corra, por mais que você fuja, uma hora terá que escolher.
  Não dá pra chegar a uma conclusão. Afinal, todos nós, sem excessões, teremos que tomar decisões sobre milhares de coisas, o tempo todo. Eu, por exemplo, terei que escolher entre publicar esse monte de loucuras e suportar as críticas depois, ou simplesmente guardar pra mim. O importante é não fugir da nossa obrigação.
  E lembre-se: quando estiver completamente indeciso sobre o que escolher, prefira sempre o que tiver chocolate.



                                       *MaRi Rezk*

Nenhum comentário:

Postar um comentário